MOVIMENTO DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS!
Que tal fazer uma revolução na sua consciência cidadã?
Que tal um game de menino grande nos próximos 4 anos?
Eu o(a) desafio a escrever em lugar visível o nome dos deputados e senadores eleitos em seu estado, e sempre que souber de algo errado sobre qualquer um procurar saber e comunicar ao maior número de pessoas possíveis que ela ou ela está enganando a sociedade, ou ao menos algo muito simples, risque o nome dessa pessoa no papel!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Por que divergir? Por que contestar?

"A menos que possa provar, fuja de generalizações e de afirmações fechadas como o diabo foge da cruz".

Pergunte. Pergunte.
Indague. Critique. Relativize.
Pense.

FORÇA E LUZ AO PENSAMENTO DIVERGENTE!

"Os meios de comunicação de massa podem atingir de diferentes formas o público. Varia de acordo com o tipo e a qualidade de informação veiculada, mas principalmente, com a escolaridade da grande massa. Uma sociedade mais instruída tende a ser mais crítica e ativa em relação às mensagens que recebe, inclusive modificando-as em casos. Por sua vez, numa comunidade com menos escolarização é comum que se aceite com mais passividade o que é reportado, pela imprensa e por todo o sistema a sua volta, e inclusive se aceite seus comentários também. É nesse ambiente que a mídia mais ganha poder e quase se torna perigosa".

Esta é uma afirmativa com qual , tenho certeza, apesar de não provar(risos), muito boa parte da população confirmaria, já é mais do que "batida". Entretanto, está em jogo aqui não a questão de está certo ou errado, e sim do modo como ela generaliza, fecha o cerco em torno dos que não tem alta escolaridade. Aliás, perceba como ela já parte de um princípio intelectualista. Evidente, os intelectuais estão sempre a se considerar privilegiados com a superioridade.

Relativizemos um pouco, então. Sabemos que há entre os de alta escolaridade, independente da área com que trabalhem, alienação. Como há entre os de pouca escolaridade senso crítico.
Citemos um exemplo de um trabalhador rural, militante do MST, que tenha terminado apenas o ensino fundamental, entretanto feito por outros militantes dVerificar ortografiao MST. Esse indivíduo muito raramente irá deixar-se influenciar por qualquer noticia ou comentário dos meios de comunicação de massa sobre o movimento ao qual pertence.
Então, podemos perceber que o estudo nos ajuda a combater a alienação sobre assuntos aos quais não temos contato todos os dias, e se convivemos diariamente com a alienação do trabalho,no trabalho, ele será mais precioso ainda.
Podemos perceber também que todos, intelectuais, analfabetos etc., somos alienados sobre algum aspecto.
(Alienação é quando estamos alheios a uma realidade, de alguma forma).


Isso tudo é apenas a citação de um exemplo.
Pensar faz uma baita de uma diferença na nossa visão de mundo.
Divergir é apenas uma conseqüência dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário